Área de Embarque

Parceira Tripadvisor-Multiplus: análise sobre novas regras

Post atualizado em 15/09/2014, às 15:35, com correção do leitor Bruno Santos.

Eu fui um adepto de primeiro momento da parceria entre o Tripadvisor e Multiplus. Já contribuía com o primeiro de maneira regular antes e podendo acumular umas milhas a mais virei ainda mais assíduo.

Falei sobre o assunto aqui, aqui e aqui.

A regra inicial era a seguinte: a cada mês você podia fazer até doze avaliações ganhando 100 pontos Multiplus por avaliação. Entretanto uma a cada três avaliações deveria ser sobre um hotel ou pousada. O teto mensal era de 1.200 pontos (atingido com 12 avaliações).

Em 1o. de abril (não é mentira) entraram em vigor novas regras:

  • O teto subiu para 1.500 pontos por mês;
  • Não é preciso completar três avaliações para ganhar os pontos nem é necessário que uma avaliação seja sobre hotel;
  • Podem ser feitas no máximo três avaliações sobre hotéis;
  • As avaliações tem pontuação diferente.

Antes das mudanças entrarem em vigor e sem maiores detalhes destaquei que a princípio achava as mudanças positivas, já que eliminavam a necessidade de avaliar um hotel a cada três avaliações e do aumento do teto.

Quando foram ao ar os leitores do blog alertaram que as novidades não eram tão positivas assim (obrigado Hotmar).

Isto porque com a mudança da pontuação das avaliações seriam necessárias muito mais avaliações para atingir o mesmo número de pontos.

Prometi que iria fazer um post atualizado sobre o assunto e demorou um pouco, pois é realmente complicado entender a nova mecânica. Não há em nenhum lugar (pelo menos eu não achei) explicando como funciona a nova pontuação, então tive que ir no velho método da tentativa e erro.

Eis o que eu pude apurar: de um modo geral as atrações (como praias, praças, museus, etc) valem 10 pontos, os restaurantes e os hotéis 50 pontos. Contudo, hotéis menos revisados chegam a valer 200 pontos (o leitor Diego relata ter achado hotéis que valem 150 pontos, o que não encontrei).

E nem precisam ser hotéis com poucas avaliações não. O Intercontinental Le Grand em Paris tem centenas de reviews e mesmo assim valeu 200 pontos:

TA-Inter-200_pts

O mesmo que valeu uma avaliação do pouco avaliado Astoria 7, em San Sebastian:

TA-Astoria7-200pts

Qual a lógica aqui? Não faço a mínima ideia. Quem sabe estivessem precisando de avaliações do Intercontinental em português, mas isso é chute.

Já o Novotel Buenos Aires, no qual eu já fiquei diversas vezes e que possui milhares de avaliações (das quais centenas em português) vale apenas 50 pontos:

TA-Novotel_BA-50pts

Já as avaliações de restaurantes parecem valer 50 pontos (não achei nenhum por menos):

TA-nova-avaliacao-50pts

 

E as de atrações 10 pontos:

TA-avaliacao_atracao_10pts

Cada avaliação de atração ou restaurante deve conter no mínimo 100 caracteres e as de hotéis 200 caracteres. Ou seja: isso toma algum tempo pra fazer, principalmente se você quiser fazer direito.

Avaliar qualquer coisa que não sejam hotéis de 200 pontos me parece muito tempo dispendido em troca de poucos pontos, como bem observou o leitor Hotmar nos comentários no post anterior:

Fiz uns cálculos de tempo, por baixo, e, para fazer uma avaliação de atração, ou seja, de restaurantes, passeios, pontos turísticos etc., que exigem menos tempo (100 palavras), você gasta, em média, cerca de 3 minutos, entre clicar na atração, pensar no que vai escrever, escrever, preencher os dados de formulário (se é pago, quanto tempo leva, se tem banheiro, aquelas coisas todas), e postar.

Para fazer 150 avaliações, a fim de somar os 1.500 pontos (10 pontos por atração), nessa toada de 3 minutos por avaliação, você gasta em torno de 8 horas líquidas fazendo isso.

Concordo em parte com as conclusões dele. Ele usou as atrações como base para o cálculo do tempo. Mas nada impede que você avalie 30 restaurantes ou hotéis (neste caso seria apenas uma hora e meia). E se se der sorte de pegar hotéis que valem 200 pontos (no máximo três avaliações por mês) para chegar fácil chegar ao teto.

Então faça as contas pra ver se compensa pra você o tempo que vai levar fazendo as avaliações, algo que vai levar em conta o quanto de tempo livre você dispõe, quanto valem os hotéis em que se hospedou e sua necessidade de adquirir pontos Multiplus de formas alternativas.

Se você não quiser perder nenhum post, assine o blog via e-mail (ali no canto esquerdo ou direito superiores).

12 comentários sobre “Parceira Tripadvisor-Multiplus: análise sobre novas regras

  1. hotmar

    Excelente análise, João!

    Realmente, no balanço geral, o saldo das mudanças é negativo.

    Também não entendi a lógica da atribuição dos pontos dos hotéis, mas penso igual a você: hotéis pouco avaliados por brasileiros tenderão a receber mais pontos.

    O sistema antigo era melhor, agora, ficou bem ruim, porque a quantidade de pontos ganhos é muito pequena comparado com os benefícios obtidos.

    Abç!

  2. Fábio

    Acho que com as mudanças, além de bem mais difícil pontuar, a qualidade das avaliações Tripadvisor vai cair. E ainda acho que haverá avaliações “fantasmas” (gente que avalia sem nunca ter ido ao lugar.
    Uma pena…

    1. joao Autor da Postagem

      Olá Fábio,
      Não vejo dessa forma. Avaliações fantasma sempre houve, inclusive quando não geravam pontos. Esse sempre foi o grande problema do Tripadvisor e a razão pela qual eu sempre vi com ceticismo os rankings dos melhores de cada lugar.
      Abraço

  3. Yuri

    Lembrando que dá pra fazer só 3 avaliações de hoteis por mês na nova regra… Ainda não vi nenhum de 200 pontos, só de 150. E em lugares que geralmente brasileiros não vão. Uma merda.

    1. joao Autor da Postagem

      Olá Yuri,
      Pois é, as mudanças desagradaram a maioria. Eu não sabia que existia um limite de três avaliações de hotéis, agradeço a informação. No geral parece que ficou mais difícil pra maioria. Pena mesmo.
      Abraço

  4. wendson

    recebi um email dizendo que o máximo de avaliações de hotel por mês são 3. Não há mínimo.

    “Não se esqueça, agora você pode ganhar pontos Multiplus para cada avaliação publicada –
    você pode ganhar pontos para até 3 avaliações de acomodações por mês.

    Obrigado por participar do programa Multiplus. Faça mais avaliações para aumentar os seus
    pontos Multiplus.”

  5. Pingback: Parceria do Multiplus com Tripadvisor tem mudanças | Área de Embarque

  6. Pingback: Parceria entre Tripadvisor e Multiplus irá acabar – Área de Embarque

Gostou? Tem alguma dúvida ou cometário? Use o espaço abaixo!

%d blogueiros gostam disto: