Área de Embarque

Saiba tudo sobre a reformulação do Avianca Amigo

Novo logo do programa de fidelidade da Avianca Brasil, o Amigo

Novo logo do programa de fidelidade da Avianca Brasil, o Amigo

No final de Julho a Avianca Brasil vai entrar para a Star Alliance, operação na qual já vem trabalhando há dois anos. Neste tipo de associação é preciso ajustar uma série de rotinas e procedimentos e a última mudança anunciada foi no programa de fidelidade da cia, o Amigo.

É bem verdade que a cia já havia antecipado no ano passado que em 2015 haveria mudanças como a integração com o Lifemiles, programa de fidelidade da Avianca Internacional. A minha torcida é por uma incorporação/fusão pura e simples, mas ainda é cedo para saber o que vai acontecer.

A integração já está valendo, mas cada um na sua: o Limiles já permite emissões na Avianca Brasil, e o Amigo (através do call center) na Avianca Internacional.

A tabela do Amigo para estas emissões é que não ajuda muito (valores por trecho):

Tabela de resgates do Avianca Amigo para voos da Avianca Internacional

Tabela de resgates do Avianca Amigo para voos da Avianca Internacional

A tabela decepciona pois os valores são mais altos que os da concorrência (Azul, Smiles, Fidelidade) e já indicam um possível referencial de valores para quando iniciarem as emissões de bilhetes em cias da Star Alliance.

Mas as mudanças no amigo não ficaram nessa integração. Houve uma reformulação do programa, com a nova logo (essa que abre o post) e a criação de uma quarta categoria de status, a Diamond. Ela tem como benefícios a pontuação com bônus de 100% dos trechos voados, 20kg de bagagem extra, marcação de assentos preferenciais e atendimento por e-mail exclusivo. Vejam como ficou a nova configuração:

Tabela benefícios e cartões Avianca no Brasil

Comparando com o sistema de três níveis que vigorava até então, noto que não houve mudança alguma para quem já tinha status com a Avianca, os benefícios continuam os mesmos. Vejam como era:

Categorias antigas do Avianca Amigo

Categorias antigas do Avianca Amigo

A única diferença parece ser a marcação de assentos preferenciais, algo que a Avianca não cobra nem de passageiros que não tem nenhum status, situação que deve mudar em breve.

As regras de acúmulo também mudaram, como se pode ver na tabela abaixo:

 Nova tabela de acúmulo do Avianca Amigo

Nova tabela de acúmulo do Avianca Amigo

Sabem qual outro programa também é baseado em quatro categorias: o Lifemiles (Lifemiles, Lifemiles Silver, Lifemiles Gold e Lifemiles Diamond). Até os nomes são idênticos! Vamos torcer para que isto seja um sinal.

Pode ser também que as mudanças estejam relacionadas com a entrada na Star Alliance, já que o novo status máximo atende aos requisitos da categoria Gold da aliança: prioridade do check-in, bagagem e embarque, 20kgs extra. O acesso aos lounges não foi posto (ainda) pois a Avianca Brasil não possui nenhum lounge próprio.

Essa situação deixa o pessoal que tem status Gold apreensivo, já que muitos esperavam a associação para desfrutar dos benefícios do status Gold na Star Alliance.

Acredito que contribuiu para a mudança a promoção de status match que a Avianca lançou no ano passado, onde bastava comprovar o status nas concorrentes para obter o cartão Gold.

Ainda assim, diria que existem boas chances de tanto a Gold como a Diamond serem equiparadas ao Gold da Star, já que tirando os 5kg extras de bagagem o resto dos benefícios é essencialmente o mesmo.

Exemplos de outros programas na Star Alliance com mais de uma categoria equivalente ao Gold da aliança são fartos, mas vamos ficar no programa irmão. Clientes com Lifemiles Diamond ou Gold são equivalentes ao Star Alliance Gold.

Até a divulgação dos detalhes da associação com a Star Alliance é difícil dizer se as mudanças foram boas ou ruins. Mesmo assim é ótimo ver mais um competidor num mercado dominado pelo Smiles e Fidelidade/Multiplus.

Quer receber este e outros posts em primeira mão? Ser o primeiro a saber das dicas e promoções? Assine o blog via e-mail (ali no canto esquerdo ou direito superiores).

%d blogueiros gostam disto: