Área de Embarque

Extra! Latam é a nova marca unificada da Tam e Lan

latam

Hoje pela manhã, no Memorial da América Latina, ocorreu um evento conjunto da Lan e Tam para apresentar à imprensa sua nova marca. Infelizmente não pude estar presente, mas acompanhei o evento ao vivo pela internet e trago agora pra vocês tudo em primeira mão.

O evento iniciou com Maurício Amaro, chairman da Latam, falando sobre a necessidade da fusão das marcas Lan e Tam, em virtude da concorrência mundial, fusão de grandes grupos aéreos americanos e europeus e ascenção das cias árabes.

A nova marca foi anunciada logo em seguida (é a que abre este post): Latam. Olha o vídeo de apresentação da nova marca:

O novo site também já está no ar: http://www.latam.com/ mas ainda direciona para os sites de Lan e Tam.

Na página tem um setor dedicado a explicar como a marca foi construída:

E uma página dedicada a responder as principais dúvidas sobre a fusão: http://www.latam.com/construindo-latam/perguntas

As principais informações ali contidas:

  • Por enquanto nenhuma mudança nos programas de fidelidade de ambas as cias, que seguem operando separados;
  • As primeiras aeronaves pintadas com as novas cores deverão aparecer no primeiro semestre de 2016;
  • A nova marca irá aparecer nos Jogos Olímpicos do ano que vem como patrocinadora;
  • A mudança completada da identidade visual demorará três anos para ocorrer.

Depois do evento recebi um e-mail da assessoria de imprensa divulgando a mudança, de onde destaco os seguintes trechos:

Após um extenso trabalho de integração depois da associação entre LAN Airlines e TAM Airlines, durante o qual o Grupo avançou firmemente na padronização de seus processos, na otimização de suas conexões aéreas, além da reestruturação e modernização de sua frota de aeronaves, o Conselho de Administração do Grupo LATAM Airlines S.A. decidiu adotar um nome e uma identidade únicos, e anuncia que a marca do grupo de companhias aéreas mais importante da América Latina e suas filiais será “LATAM”.

A marca LATAM, que é o resultado da consolidação da LAN e da TAM, reunirá todas as companhias de passageiros e de carga que hoje integram o Grupo: LAN Airlines e suas filiais no Peru, Argentina, Colômbia e Equador; TAM Linhas Aéreas S.A., TAM Transportes Aéreos Del Mercosur S.A. (TAM Airlines (Paraguai), e as companhias aéreas de carga do Grupo LATAM, integradas por LAN CARGO, LAN CARGO Colômbia, ABSA (TAM Cargo) e Mas Air.

“Diante de todas as opções, a marca LATAM sempre nos pareceu o caminho mais natural como resultado da união das marcas LAN e TAM, mas era necessário um tempo de conhecimento mútuo e amadurecimento para tomar esta decisão. Sabíamos que ter uma marca única era fundamental para fortalecer essa associação e, nesse sentido, a identidade em torno de um nome como LATAM tem grande força e consolida a formação do maior grupo de companhias aéreas da América Latina. A nova marca nasce com o objetivo de recuperar o melhor de duas identidades, seus legados, e consolidar uma mais forte, que contenha a essência de cada uma – uma essência puramente latino-americana”, afirma Mauricio Amaro, Presidente do Conselho de Administração do Grupo LATAM Airlines. 

O Grupo LATAM Airlines já está trabalhando para alterar sua identidade corporativa, e esse será um processo que levará aproximadamente 3 anos, e que começará a tornar-se visível em 2016, de maneira gradual, em espaços físicos, aeronaves, escritórios comerciais, páginas da web, uniformes, entre outros, a partir do primeiro semestre de 2016.

Um dia cheio de novidades que certamente terão grande impacto no mercado aeronáutico latinoamericano. Particularmente não gostei nem do nome nem da logo, mas sei que isso também é questão de costume e com o tempo as pessoas vão ficando mais favoráveis às novidades. E vocês, o que acharam da nova marca?

Gostou do post? Assine o blog: no computador e no Ipad é no canto superior direito e no Iphone no rodapé. Basta inserir o seu e-mail.

2 comentários sobre “Extra! Latam é a nova marca unificada da Tam e Lan

  1. Ricardo Morimoto

    Pois é João, para mim parecia um pouco obvio que iriam adotar LATAM, que alias, no mercado de cargas ja usamos para se referir a LAN, TAM e afiliadas mas o que mais me impressiona é a sua rapidez em ter noticias do setor. Hoje, as 0931 recebi esse comunicado num email do Cristián Ureta, o VP Cargo da LATAM, e as 0938 entra o seu email com a noticia. Impressionante !!! Tenho negocios com quase 50 cias aereas na regiao America Latina, Caribe e Canada e varios dos seus posts me surpreendem, atraves deles fico sabendo de novos voos e rotas antes das proprias cias aereas me informarem !
    Abraços,

    1. joao Autor da Postagem

      Oi Ricardo,
      Era a opção mais segura, sem sombra de dúvidas. Uma marca completamente nova era um risco muito grande pro tamanho de investimento que uma mudança dessas precisa. Mas ainda não me soa bem a marca, lembra latão, que é o apelido de ônibus em muitos lugares.
      No mais, agradeço os elogios. O blog é feito com paixão e acho que isso acaba refletindo nos posts. Depois manda um e-mail para contato@areadeembarque.com.br, gostaria de continuar nossa conversa lá.
      Abraço

Gostou? Tem alguma dúvida ou cometário? Use o espaço abaixo!

%d blogueiros gostam disto: