Tudo que você queria saber sobre “status match” e “nomination”

Hoje abrimos a semana com um convidado pra lá de especial. Por conta do seu trabalho, Leonardo Cassol viaja o mundo todo. Com o tempo aprendeu diversas técnicas e macetes para tornar suas viagens mais proveitosas e hoje ele nos ensina um pouco mais sobre o status match e o nomination (prática que eu desconhecia).

Já utilizei o status match e vale muito a pena. Só tenha em mente que geralmente só se pode fazer uso desta técnica uma vez, então tenha isso em conta quando for pedir um.

Sem maiores delongas, vamos ao texto do Leonardo:

Quer conhecer uma boa oportunidade de ampliar seu status de membro elite para programas de fidelidade de outras empresas ou de se tornar um membro elite antes mesmo de voar pela empresa aérea ou de se hospedar naquela famosa rede de hotéis? Não perca esse post exclusivo para os leitores da Área de Embarque!

Status Match é uma maneira de conseguir um elevado nível em um programa de fidelidade, através do status equivalente em outra empresa aérea ou hotel. É a maneira que as empresas encontram para conquistar clientes de nível elite de seus concorrentes. Exemplo praticado recentemente no Brasil: A Avianca Brasil, bem como United, Air Canada, Turkish, TAP, Singapore e algumas outras empresas da Star Alliance ofereceram para os clientes Cartão Black, Vermelho da TAM status Ouro/GOLD ou Prata/SILVER para Cartões Azul, em seus programas de fidelidade, quando a empresa se junto à aliança concorrente da Oneworld.

Nomination é uma prerrogativa que os hotéis e as empresas aéreas utilizam para fornecer um nível mais elevado em seus programas de fidelidade para pessoas que tenham potencial para se tornar um cliente importante. Exemplo recente no Brasil: A Delta e a United oferecem para clientes alguns corporativos sem status em seus programas de fidelidade um upgrade desde que tenham reserva em algum voo das empresas.

São práticas que, apesar pouco conhecidas no Brasil, já são adotadas por diversas empresas, além de seu uso ser muito comum nos Estados Unidos, Europa e Ásia.

Ressalto que os níveis elite de fidelização (como Cartão Vermelho, Vermelho Plus ou Black na TAM, Diamante na GOL, Safira na Azul, Ouro na Avianca etc.) trazem vantagens relevantes para seus clientes. Dentre as mais comuns temos:

  • Acesso à sala VIP mesmo voando em classe econômica;
  • Check in e embarque prioritários;
  • Franquia de bagagem ampliada (8, 10 ou 20 quilos adicionais em voos domésticos ou 1-2 volumes adicionais em voos internacionais);
  • Acesso aos assentos premium (na GOL e em empresas internacionais);
  • Upgrades gratuitos (TAM Vermelho Plus ou Black ou em empresas internacionais);
  • Maior acúmulo de milhas (bônus de 25% a 100% das milhas voadas);
  • Tabela Preferencial de resgate de milhas (TAM, United e Delta);
  • Isenção de taxas de emissão, cancelamento e alteração de bilhetes emitidos com milhas (apenas na TAM Vermelho, Vermelho Plus ou Black, United, Delta e American).

Como conseguir o Status Match

Existem 2 maneiras:

A primeira é ficar atento às promoções e ofertas das empresas aéreas. Geralmente são divulgadas através das redes sociais, sites, bem como no e-mail cadastrado no programa de fidelidade. Como fazer?

  1. Verifique o e-mail cadastrado no programa de fidelidade e retire ele do spam caso necessário;
  2. Acesse o site especializado em Status Match no endereço: http://www.statusmatcher.com e corra quando tiver alertas de sucesso nas empresas que você tiver interesse;
  3. Acesse o site das empresas aéreas sempre que elas divulgarem fusões, mudanças de aliança, novidades no programa de fidelidade ou sempre que um concorrente falir ou passar pelas mesmas situações acima;
  4. Assine a newsletter do Área de Embarque ou siga no Twitter e fique atento;
  5. Verifique se atende aos requisitos e às regras do Status Match e envie a documentação necessária.

A segunda é perder a vergonha e propor para a empresa aérea ou para o hotel a equivalência de status. Como fazer?

  1. Identifique a empresa que você deseja equivalência. É preciso que seja uma empresa concorrente da empresa que você possui status no programa de fidelização. Caso a empresa pertença a uma Aliança, o ideal é escolher uma empresa de outra Aliança (existem 3 alianças Globais – Star Alliance (United, TAP, Copa, Air Canada, Lufthansa, SWISS, Turkish, Singapore, Avianca Internacional, Air China, South African etc.), One World (TAM, LAN, American, British, Ibéria, Qatar, Air Berlin etc.) e Sky Team (Delta, Air France, KLM, Alitalia, Aeroméxico, Aerolíneas Argentinas, Air Europa etc.);
  2. Procure junto à empresa aérea o e-mail do marketing de relacionamento com o cliente e do atendimento do programa de fidelidade;
  3. Escreva uma mensagem contendo seus dados pessoais, comprovante do status fidelidade que possuir (geralmente foto do cartão fidelidade e extrato online que indique seu status), bem como os motivos que levaram você a pedir a equivalência de status (geralmente dizendo que você pretende voar com eles mas não queria começar de baixo e perder os privilégios que possui hoje). Importante: se a empresa for de fora do Brasil, escreva o e-mail em inglês;
  4. Aguarde um contato de retorno e boa sorte!

Como conseguir o Nomination

Esse procedimento costuma ser exitoso para clientes com perfil corporativo (que viajam a trabalho, com passagem paga pela empresa) ou que tenham expectativa de uma frequência razoável de viagens internacionais (pelo menos 2-3 vezes ao ano). Também é usado por autoridades e VIPs. Infelizmente é pouco praticado pelas empresas aéreas nacionais, mas muito comum nas empresas norte-americanas. Conhecer passageiros frequentes com status máximo nos programas de fidelização das empresas aéreas desejadas pode tornar o processo mais fácil, mas não é obrigatório.

Cada empresa estabelece suas regras, mas geralmente funciona assim: a empresa faz a nominação e fornece um status temporário de GOLD ou SILVER no seu programa de fidelidade, que se torna efetivo pelo prazo mínimo de 1 ano após uma viagem ou número estabelecido de milhas acumuladas, muito inferior ao que seria necessário normalmente. Por isso, é importante solicitar a nominação próximo à data em que se pretende viajar (uns 2-3 meses antes), para não perder o status temporário antes de efetivá-lo. Importante: a manutenção do status vai depender da frequência de viagens que você tiver. Mas existem casos registrados de renovação da nominação.

A nominação deve ser solicitada preferencialmente por e-mail ou presencialmente, junto às gerências comerciais das empresas aéreas, únicas com o poder de conceder o status. As atendentes do call center normalmente desconhecem essa prática. Não é recomendado, portanto, usar esse canal. Não se preocupe que a Delta, a United e demais empresas estrangeiras possuem gerências comerciais no Brasil, então não é necessário escrever em inglês ou ir até fora do País para tratar desse assunto. Os e-mails podem ser obtidos nos sites das empresas ou pelo call center.

Outro caso que merece registro é se você possuir um bom histórico de relacionamento com uma empresa aérea e não atingir num determinado ano o número de milhas ou pontos necessários para permanecer na categoria elite, a empresa aérea pode, por uma liberalidade dela ou por um pedido do cliente, manter seu status por mais um ano. Eu mesmo tive essa experiência com a TAM e com a GOL.

Antes de me tornar cartão fidelidade Black na TAM, fui Cartão Fidelidade Vermelho por 7 anos. Em 2011 eu não atingi a pontuação necessária para permanecer como Cartão Vermelho, mas mesmo assim recebi uma carta da TAM dizendo que mesmo eu não atingido os requisitos mínimos eu seria mantido na categoria vermelho. Fiquei muito feliz e me senti reconhecido, pois não precisei pedir nada. Claro que isso não é comum, já que a maioria das pessoas são rebaixadas, mas em minha pesquisa identifiquei pessoas que tinham um histórico de pelo menos 3 anos de status e que mandaram um e-mail para a TAM e conseguiram manter ou recuperar seu nível de elite.

No caso da GOL, logo após a compra da Varig, eu e muitos clientes do Smiles fomos beneficiados com 2 anos sem rebaixamento de categoria. Eu era cartão Smiles Diamante e fiquei um bom tempo sem ser rebaixado mesmo voando menos que as 100 mil milhas necessárias na época para permanecer Diamante. Felizmente a milhagem mínima para se atingir a categoria foi reduzida para 35 mil pontos e eu nunca mais precisei desse grande favor.

Status Match vigentes na data de publicação desse artigo:

  • UNITED (para clientes aéreos DELTA e US Airways e com a rede de hotéis Marriot Rewards)

https://www.united.com/web/pt/apps/mileageplus/promotions/registrationDetails.aspx?promoCode=TB8230

  • DELTA (clientes aéreos e rede de hotéis SPG Crossover Rewards)

http://www.delta.com/content/www/en_US/business-programs/skymiles-medallion-status-match-challenge.html

Leonardo Pereira Cassol é economista, trabalha como consultor e é passageiro frequente de várias companhias aéreas. Cartão TAM Fidelidade Black / Oneworld Emerald; Smiles Diamante na GOL; GOLD no Programa Amigo na Avianca Brasil e Todo Azul Plus na Azul. Também é membro Premier 1K / Star Alliance Gold no Mileage Plus da United, Dynast Flyer Emerald China Airlines – Elite Plus Sky Team; Elite 50K / Star Alliance Gold no Altitude da Air Canada.  Gold Elite no Mariott Rewards; A Club Platinum na Rede Accor. 

Os Status na Avianca Brasil, Air Canada, China Airlines e Mariott Reward foram obtidos em 2014 através de Status Match. Os demais foram voando de acordo com as regras de cada programa.

Agradeço de coração o excelente texto do Leonardo que aqui tem portas abertas para voltar quando quiser. E segue a dica dele:

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10 respostas para “Tudo que você queria saber sobre “status match” e “nomination””

    1. Oi Mario,
      A American oferece o challenge, que é um desafio pago (o preço depende da categoria) e num período de 90 dias você tem que voar X EQP. Se o lance é ter status na Oneworld, muito melhor fazer o match com a Lan. Para este e outros assuntos sobre o tema vale dar uma olhada no site http://www.statusmatcher.com
      Abraço

  1. Muito BOM este post, muito bacana.

    tenho uma duvida…

    com o status match do le club, posso solicita o status match em alguma empresa aerea?

    Tenho 70 mil pontos multiplus que juntei com porceiros
    ( porem a tam nao aceita para subir de status).

    1. Oi Willian,
      Como regra geral as cias aéreas aceitam status match de cias aéreas e redes de hotéis de redes de hotéis. Isso porque eles querem “roubar” os clientes da concorrência. Acho pouco provável que você tenha sucesso nessa empreitada.
      Abraço

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