Trip Report: American Airlines Nova Classe Executiva – TPS3 GRU

Terminal 3 em Guarulhos
Terminal 3 em Guarulhos

Guarulhos é a porta de entrada do Brasil para o mundo (ou a de saída, como preferir) e sofria há anos com o descaso da Infraero. O aeroporto explodia em demanda e a solução era construir puxadinhos que me perdoem a franqueza: são uma vergonha.

Desde que o aeroporto foi concedido à iniciativa privada em 2012 as coisas vem melhorando rapidamente, sendo que o ápice foi a inauguração do novo terminal de passageiros, o TPS3. É sobre ele que eu vou falar hoje, neste que é o terceiro post deste trip report aqui:

1. Introdução
2. Voo Tam FLN/GRU

Guarulhos não foi concebido para ser o aeroporto internacional de São Paulo. A ideia era que ele fosse absorver os voos nacionais e alguns voos para América do Sul enquanto Congonhas ficaria com a ponte aérea.

Viracopos continuaria a ser o aeroporto internacional do Estado de São Paulo. Como se viu a coisa não saiu como o planejado e Guarulhos sofreu por não comportar a demanda extra.

Para resolver o problema a GRU Airport ergueu em tempo recorde um terminal do zero. Se formos pensar em todos os entraves que existem para uma obra deste porte sair do papel é realmente impressionante.

Cheguei no Terminal 1 com bastante tempo de antecedência para o meu voo e cruzei o aeroporto rumo ao Terminal 3. A ligação está logo após a praça de alimentação:

DSCN1129

O corredor pode ser percorrido caminhando ou pelas esteiras rolantes:

DSCN1130Do outro lado, depois de um zigue-zague você encontra uma outra praça de alimentação:

DSCN1131DSCN1132Ela fica um nível abaixo das posições de check-in. Para chegar até lá existem elevadores e escadas rolantes:

DSCN1133Confesso que até este momento não estava nada impressionado. Achei esquisita a ligação entre os terminais. Mas foi só subir para entender por que as pessoas estão encantadas com o TPS3:

DSCN1134Com um pé direito altíssimo e muita iluminação natural o terminal passa uma sensação agradável de amplitude.

DSCN1135

As três ilhas (E, F, G) são facilmente identificáveis:

DSCN1140

DSCN1141

Totens de auto-atendimento são a aposta para diminuir as filas:

DSCN1143

Que confesso não ter visto enquanto circulava no Terminal (talvez pelo horário):

DSCN1145

DSCN1139DSCN1142Um quiosque do Banco Safra permite que os viajantes façam câmbio de moedas ali no Terminal:
DSCN1144No canto direito de quem olha de frente existem caixas eletrônicos:

DSCN1149

E algumas opções de alimentação, como o Olive Garden:DSCN1148Ao fundo, no meio do terminal este portal amarelo indica a área de embarque:
DSCN1146Sai do terminal e caminhei em direção ao edifício garagem:

DSCN1150

De lá foi possível observar o projeto moderno do novo terminal:

DSCN1151DSCN1152DSCN1153Óbvio que antes de entrar eu fui dar uma espiada no pátio das aeronaves, onde um 747 da Lufthansa descansava:

DSCN1154Ao lado de um 777 da American Airlines. Será que este era o avião que me levaria mais tarde para Nova Iorque?

DSCN1156

Satisfeito meu lado “avgeek” era hora de voltar ao terminal.

DSCN1157E fazer o caminho de volta ao Terminal 2 onde ainda estava o check-in da American Airlines (que já mudou pro TPS3).

Minha primeira impressão do novo terminal foi amplamente positiva. Ele não deve nada aos melhores aeroportos do mundo. O Brasil e os brasileiros mereciam a melhora e foi muito bom ver as coisas caminhando na direção correta.

No próximo post eu conto como é o TPS3 por dentro e mostro a sala vip que a GRU Aiport mantém por lá.

Se não quiser perder nenhum capítulo deste trip report não vacila: assine o blog e receba tudo no seu e-mail em primeira mão. Onde? No desktop é no topo, nas laterais. No celular é lá embaixo e no tablet no canto superior direito.

9 respostas para “Trip Report: American Airlines Nova Classe Executiva – TPS3 GRU”

  1. Bom dia. Primeiro parabéns pelo seu blog. Como diz minha mulher sempre estou viajando por ai. Sou da terra SC Lageano. Estou na expectativa de conhecer o T3. Dia 29 de Out estou indo comemorar meus 50 anos com minha familia na Toscana. Parabéns. Você sabe informar se o Voo 459 nesta data já é na nova Business da Air France?

    1. Oi Jonas,
      Que bom que você gostou do blog, sempre bacana receber este tipo de feedback. Tenho muitos amigos em Lages, terra boa! Sobre o seu voo o seat guru aponta que será com a Business antiga. Mesmo assim não tema, o produto ainda pode ser considerado bom e a carta de vinhos é fantástica!
      Abraço e boa viagem

  2. olá…gostaria de saber como faço para poder reclamar de uma empresa aerea que não seja para ela mesma, neste caso gostaria de fazer um reclamação da qatar…. sendo que já liguei várias vezes para o 0800 e mandei emails…inclusive msg pelo facebook deles e nunca obtive nem uma vírgula como resposta…

    obrigada

    1. Olá Michelle,
      Você pode usar os canais convencionais que estão ao alcance de todos os consumidores: reclamar junto ao Procon ou ajuizar uma demanda judicial nos juizados especiais de pequenas causas. Sem saber qual foi seu problema fica difícil orientar melhor. O que houve?
      Abraço

  3. Belo blog parabéns! Estou buscando uma resposta e já li quase 10 posts…rsrs
    Me diga uma coisa que eu não entendi, eu tenhou vouchers do Admirals Club, onde ele fica? No T3 ou T2? Ou melhor, no T3 fica uma sala conjunta de varias companhias? ABS e belo trabalho, vou seguir VC.

    1. Oi Thiago,
      O Admirals Club não mudou de lugar (continua no TPS2), só os voos da American que passaram pro TPS3. Essa situação deve durar até a abertura da sala vip da Latam que vai atender todas cias da Oneworld.
      Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *