Trip Report: American Airlines Nova Classe Executiva – Voo American Airlines AA-950 GRU/JFK

É chegado o momento que eu mais aguardo em todos os trip reports: falar dos voos, mais especificamente como foi o voo da American Airlines entre Guarulhos e Nova Iorque.

Ele teve um gostinho especial: depois de uma espera angustiante pela confirmação do upgrade, faltando 48 horas pro voo tive a certeza de que finalmente iria conhecer a classe executiva dos novos Boeing 777-300ER, depois de ter conhecido a classe econômica em duas configurações (preferred seat e main cabin extra). Este é o sexto post deste trip report aqui:

1. Introdução
2. Voo Tam FLN/GRU
3. Terminal 3 GRU
4. Executive Lounge Gru Airport
5. Sala Vip Executiva Tam (GRU)

American Airlines Voo AA-950
Guarulhos (GRU) – Nova Iorque (JFK)
Quinta, 1o. de agosto de 2014
Partida: 21:09
Chegada: 06:49 (+1)
Duração: 9h54min
Milhas: 4.745
Aeronave: Boeing 777-300 ER
Assento: 15D (classe executiva)

map

Vocês devem se lembrar que eu estava na sala vip da Tam que fica no Terminal 2 e meu voo partiria do Terminal 3, então por volta das 21 horas eu peguei o caminho de volta que leva em torno de 20 minutos.

Quando cheguei ao portão 32 o embarque já tinha começado. Entrei na fila preferencial que demorou um pouco pois alguns espertinhos entraram na fila que estava menor sem ter direito.

Guarulhos, Terminal 3, portão de embarque 32
Guarulhos, Terminal 3, portão de embarque 32

O incidente foi rapidamente resolvido, mas a American poderia evitá-lo deslocando uma de suas agentes para conferir os cartões de embarque no início da fila.

Guarulhos, Terminal 3, ponte para o avião
Guarulhos, Terminal 3, ponte para o avião
American Airlines - Boeing 777-300ER
American Airlines – Boeing 777-300ER

A sensação de vitória foi grande ao virar à esquerda no avião, em direção à classe executiva. Se puder escolher, opte pela mini-cabine que fica nas duas primeiras fileiras, mais privativa. Como tais assentos já estavam reservados quando meu upgrade foi autorizado, resolvi pegar a última fileira por não ter ninguém sentado ao lado.

American Airlines - Boeing 777-300ER - Classe Executiva
American Airlines – Boeing 777-300ER – Classe Executiva

Viajei acompanhado, então escolhi os assentos do meio:

American Airlines - Boeing 777-300ER - Classe Executiva
American Airlines – Boeing 777-300ER – Classe Executiva
American Airlines - Boeing 777-300ER - Classe Executiva
American Airlines – Boeing 777-300ER – Classe Executiva
American Airlines - Boeing 777-300ER - Classe Executiva
American Airlines – Boeing 777-300ER – Classe Executiva

Mas devo confessar: a privacidade dos assentos é tão grande que é realmente difícil conversar com o passageiro do lado, mesmo sem a divisória levantada.

American Airlines - Boeing 777-300ER - Classe Executiva
American Airlines – Boeing 777-300ER – Classe Executiva

 

Dentro desta portinha que aparece perto no encosto de braço central estão o fone de ouvido, uma garrafa d´água e a necessaire:

American Airlines - Boeing 777-300ER - Classe Executiva
American Airlines – Boeing 777-300ER – Classe Executiva

Os fones são da marca Bose, sinônimo de qualidade, e possuem noise canceling – tecnologia que elimina os ruídos ambientes.

American Airlines - Boeing 777-300ER - Classe Executiva
American Airlines – Boeing 777-300ER – Classe Executiva

É colocar esses fones e você desliga do mundo:

American Airlines - Boeing 777-300ER - Classe Executiva
American Airlines – Boeing 777-300ER – Classe Executiva

A necessaire vem bem completa, com caneta esferográfica, tampões de ouvido, tapa-olhos, meia, lenços, escova e pasta de dentes, hidratante labial, de rosto e corporal (da marca Akhassa):

American Airlines - Boeing 777-300ER - Classe Executiva (necessaire)
American Airlines – Boeing 777-300ER – Classe Executiva (necessaire)

O comissário interrompeu minha investigação para oferecer uma bebida pré decolagem: água, espumante e suco de laranja. Quem adivinha o que eu pedi?

American Airlines - Boeing 777-300ER - Classe Executiva - Drinque pré decolagem
American Airlines – Boeing 777-300ER – Classe Executiva – Drinque pré decolagem

O vinho podia estar um pouco mais gelado, então acabei deixa-o de lado para continuar a minha ambientação. Logo ao lado da portinha, estavam os controles do assento e entretenimento, luz de leitura, entradas de vídeo, usb e tomada:

American Airlines - Boeing 777-300ER - Classe Executiva
American Airlines – Boeing 777-300ER – Classe Executiva

Hoje em dia a tomada é uma das coisas que mais prezo a bordo, pois realmente faz diferença chegar no destino com os eletrônicos carregados e prontos para o uso.

À direita em frente um porta revista com as revistas de bordo da American:

American Airlines - Boeing 777-300ER - Classe Executiva
American Airlines – Boeing 777-300ER – Classe Executiva

À esquerda uma ampla área para objetos (coloquei ali meu tênis):

American Airlines - Boeing 777-300ER - Classe Executiva
American Airlines – Boeing 777-300ER – Classe Executiva

E o assento, como é? Além de extremamente privativo ele é bem confortável e com um detalhe importante: todos os assentos da classe executiva tem acesso direto ao corredor. Nada de ter que passar por cima do passageiro ao lado para ir ao banheiro no meio da noite.

American Airlines - Boeing 777-300ER - Classe Executiva (assento)
American Airlines – Boeing 777-300ER – Classe Executiva (assento)
American Airlines - Boeing 777-300ER - Classe Executiva (assento)
American Airlines – Boeing 777-300ER – Classe Executiva (assento)

O travesseiro e cobertor já estavam esperando em cima do assento no embarque:

American Airlines - Boeing 777-300ER - Classe Executiva (assento)
American Airlines – Boeing 777-300ER – Classe Executiva (assento)

Novamente fui interrompido, agora pelo capitão que deu os avisos de praxe e informou que a decolagem iria iniciar em breve. No horário previsto o push-back ocorreu e em poucos minutos estávamos voando em velocidade de cruzeiro.

Como este era um voo noturno, tão logo estabilizados os comissários passaram oferecendo um drinque pré jantar e o menu. Pedi um vodca-cramberry que veio acompanhado de um mix de castanhas quente:

American Airlines - Boeing 777-300ER - Classe Executiva (aperitivos pré jantar)
American Airlines – Boeing 777-300ER – Classe Executiva (aperitivos pré jantar)

Os mais atentos vão perceber que eu mudei de assento (olhem a janela ali ao fundo. Por incrível que pareça os assentos da janela e corredor são os mais indicados para quem viaja acompanhado.

Passei a dedicar minha atenção ao menu:

American Airlines - Boeing 777-300ER - Classe Executiva (menu do jantar)
American Airlines – Boeing 777-300ER – Classe Executiva (menu do jantar)
American Airlines - Boeing 777-300ER - Classe Executiva (menu do jantar)
American Airlines – Boeing 777-300ER – Classe Executiva (menu do jantar)
American Airlines - Boeing 777-300ER - Classe Executiva (menu do jantar)
American Airlines – Boeing 777-300ER – Classe Executiva (menu do jantar)
American Airlines - Boeing 777-300ER - Classe Executiva (menu do jantar)
American Airlines – Boeing 777-300ER – Classe Executiva (menu do jantar)
American Airlines - Boeing 777-300ER - Classe Executiva (menu do jantar)
American Airlines – Boeing 777-300ER – Classe Executiva (menu do jantar)

A entrada tinha frango ao curry com abacaxi e uma salada verde, além de pão com manteiga (oferecidos a parte e à vontade):

American Airlines - Boeing 777-300ER - Classe Executiva (entrada do jantar)
American Airlines – Boeing 777-300ER – Classe Executiva (entrada do jantar)

A opção ficava mesmo no prato principal, onde as escolhas eram filé ao molho de cerveja preta com ameixa (minha escolha), frango grelhado com ervas finas ao molho de shitake, ravioli ao quatro queijos e sopa de madioquinha.

As opções me pareceram simples demais para uma classe executiva. Sopa de mandioquinha? A mesma que você serve na sala vip à vontade, American?

O filé, contudo, estava bom (as batatas não estavam inteiramente cozidas):

American Airlines - Boeing 777-300ER - Classe Executiva (jantar)
American Airlines – Boeing 777-300ER – Classe Executiva (jantar)
American Airlines - Boeing 777-300ER - Classe Executiva (jantar)
American Airlines – Boeing 777-300ER – Classe Executiva (jantar)

Já o frango não tava com uma cara muito boa…

American Airlines - Boeing 777-300ER - Classe Executiva (jantar)
American Airlines – Boeing 777-300ER – Classe Executiva (jantar)

Esqueci de anotar o vinho tinto que tomei com a refeição, mas estava bem gostoso. Arrematando o clássico sundae da American e um Bailey´s:

American Airlines - Boeing 777-300ER - Classe Executiva (sundae de sobremesa)
American Airlines – Boeing 777-300ER – Classe Executiva (sundae de sobremesa)

Pedi também a opção dos queijos e frutas secas, apenas para mostrar para vocês pois a essa altura estava bem satisfeito:

American Airlines - Boeing 777-300ER - Classe Executiva (queijos e frutas secas)
American Airlines – Boeing 777-300ER – Classe Executiva (queijos e frutas secas)

Hora de reclinar o assento na posição horizontal para testar a cama de 2m de comprimento:

American Airlines - Boeing 777-300ER - Classe Executiva (assento)
American Airlines – Boeing 777-300ER – Classe Executiva (assento)

Deitei e comecei a ver as opções de filmes na telinha:

American Airlines - Boeing 777-300ER - Classe Executiva (entretenimento de bordo)
American Airlines – Boeing 777-300ER – Classe Executiva (entretenimento de bordo)

Lembrei também de conferir o wi-fi, que estava disponível mas não fiz uso:

American Airlines - Boeing 777-300ER - Classe Executiva (wi-fi)
American Airlines – Boeing 777-300ER – Classe Executiva (wi-fi)

Reuni as últimas forças para conferir o walk-up bar que fica entre a classe executiva e primeira, para quem tiver fome ou sede no meio do voo se servir:

American Airlines - Boeing 777-300ER - Classe Executiva (bar)
American Airlines – Boeing 777-300ER – Classe Executiva (bar)

Uma rápida passagem no banheiro para escovar os dentes:

American Airlines - Boeing 777-300ER - Classe Executiva (banheiro)
American Airlines – Boeing 777-300ER – Classe Executiva (banheiro)
American Airlines - Boeing 777-300ER - Classe Executiva (banheiro)
American Airlines – Boeing 777-300ER – Classe Executiva (banheiro)

E capotei por umas 5 horas (algo difícil pra mim em voos):

American Airlines - Boeing 777-300ER - Classe Executiva
American Airlines – Boeing 777-300ER – Classe Executiva

Acordei com o café da manhã sendo servido. As opções eram omelete ou frutas e granola. Fui na última:

American Airlines - Boeing 777-300ER - Classe Executiva (café da manhã)
American Airlines – Boeing 777-300ER – Classe Executiva (café da manhã)

Junto com a bandeja foram oferecidos pães variados e café. Aproveitei o tempo restante para preencher o formulário da alfândega americana antes de pousarmos com um atraso de 44 minutos.

American Airlines - Boeing 777-300ER - Classe Executiva
American Airlines – Boeing 777-300ER – Classe Executiva

Nova Iorque nos recebeu chuvosa:

American Airlines - Boeing 777-300ER - Classe Executiva
American Airlines – Boeing 777-300ER – Classe Executiva

Mas àquela altura tudo que eu queria era agilizar a saída da aeronave para evitar as inevitáveis filas na imigração do JFK.

De um modo geral o produto duro da nova executida da American (avião, assentos, entretenimento de bordo) é excelente. O serviço foi apenas correto, sem destaques. Agora o catering estava abaixo do que se espera numa business.

Junto com a Delta os novos aviões da American são as melhores escolhas para voar na executiva para América. O assento da American leva vantagem (o da Delta me deu uma sensação de aperto na área dos pés). Mas a Delta leva a melhor no serviço de bordo (incluindo os menus).

No próximo post eu conto um pouco da experiência de alugar um carro na Hertz no aeroporto JFK.

Se não quiser perder nenhum capítulo deste trip report não vacila: assine o blog e receba tudo no seu e-mail em primeira mão. Onde? No desktop é no topo, nas laterais. No celular é lá embaixo e no tablet no canto superior direito.

6 respostas para “Trip Report: American Airlines Nova Classe Executiva – Voo American Airlines AA-950 GRU/JFK”

  1. Excelente Trip João! Como disse a Gabi, me senti o próprio passageiro, rsrs.. Fugindo do assunto, você sabe de algo sobre a suposta extinção da TAM, para a entrada da LAN BRASIL?

    1. Oi Bruno,
      Obrigado a você também pelos elogios. Sempre gratificante receber esse feedback. É um assunto que já tratei aqui, não existe dúvida que será uma marca única a partir de 2015, só não se sabe qual. Eu, pessoalmente, acredito em Lan Brasil.
      Abraço

      1. Por nada, tem pouco tempo que descobrir o seu site, mas agora que descobrir, entro várias vezes por dia,. haha,. Claro, lembrei que você realmente havia falado sobre o assunto, mas é que eu vi ontem em um instagram de um outro site de aviação, se referindo a essa mudança da TAM para LAN BRASIL, a partir do dia 06/10, e gostaria de saber, se você sabe algo sobre isso?
        Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *