Parceira Smiles-Tap entra em vigor com tabela nada amigável

smiles2tap-victoria1

No final deste ano o Smiles vai encerrar sua parceria com a Ibéria. Para suavizar a notícia lançou uma promoção para emissão de passagens com milhas reduzidas para voar na executiva da cia espanhola e anunciou a entrada da Tap Portugal como parceira.

Na teoria, tudo uma beleza certo? A troca tem prós e contras e no final da pra dizer que houve empate ou até que melhorou dependendo de onde você mora (a Tap tem mais voos partindo de mais cidades do Brasil).

Pois é…ontem recebi um email do Tap Victoria anunciando que a parceria já está valendo:

O Programa Victoria e a companhia aérea Sul Americana GOL iniciaram uma parceria que prevê que as milhas Victoria possam ser utilizadas em bilhetes-prémio em toda a rede de voos GOL. Fernando de Noronha, Cataratas de Iguaçu, João Pessoa, Maceió e Florianópolis são alguns dos destinos que passam a estar disponíveis aos clientes Victoria. Esta parceria torna-se essencial para reforçar a aposta da TAP no mercado Brasil onde conta já, aliás, com 81 frequências semanais em 12 destinos. Paralelamente, a parceria continua a ser estudada para se alargar a interligação futura dos respectivos programas de fidelização, Victoria e Smiles, para permitir a acumulação de milhas em voos GOL e TAP.

Fui dar uma olhada para ver se o Smiles tinha adicionado a Tap na lista de parceiros. Ainda não, mas a Etihad já está lá. Como a tabela fala (convenientemente) em “trechos a partir de”, o que realmente importa é ver quanto está sendo cobrado na prática e a notícia não é nada boa:

  • Econômica: 47.500 milhas o trecho
  • Executiva: 117.500 milhas o trecho
  • Trecho pesquisado: Porto Alegre-Lisboa para março de 2015

Vamos lembrar que até metade deste ano os valores para Europa eram de 35.000 milhas na econômica e 52.500 milhas na executiva, quando a executiva subiu para 85.000 milhas o trecho.

Gente, nós estamos falando da executiva da Tap, não da Emirates! Qual a justificativa para cobrar mais do que outras parcerias com produto superior (caso de Air France e KLM)?

E não estou falando da tarifa Smiles Plus que em teoria deveria ser a utilizada para cobrar o valor livre. São valores na tarifa Smiles e são consistentes em todas as datas pesquisadas, o que indica que haverá uma tabela à parte para a Tap.

Sorte que ainda está vigente a promoção de milhas reduzidas na Air France, Ibéria e KLM que cada vez mais faz sentido pra quem quer limpar o saldo no Smiles e concentrar em outro programa.

O Smiles sempre foi meu programa favorito mas esse ano conturbado e cheio de péssimas notícias já fizeram eu rever meu conceito. Vou manter um saldo mínimo, enviando só em promoções para emitir também em promoções.

Onde vou concentrar minhas milhas? No cartão de crédito, pelo maior tempo possível, aproveitando as promoções de envio bonificado quando aparecerem.

Esse 2014 que não acaba, hein?

Quer receber este e outros posts em primeira mão? Ser o primeiro a saber das dicas e promoções? Assine o blog via e-mail (ali no canto esquerdo ou direito superiores).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *